(11)

(11)

(11)

Baixa de Sucata

Gostou? compartilhe!

A baixa de sucata, também conhecida como a baixa permanente do veículo, é um procedimento extremamente importante que visa informar ao departamento de trânsito competente, que o automóvel em questão não cumpre mais a sua função de meio de transporte e com isso, sua circulação não acontecerá mais. Existem alguns motivos para que o veículo seja caracterizado como sucata e esses critérios são considerados padrões em todos os estados. Veja:

  • Quando o veículo é leiloado ou vendido como sucata;
  • Nas situações em que um laudo de perda total é emitido;
  • Quando o veículo está em situação irrecuperável;
  • No caso de desmanche completo de sua estrutura.

Para que a baixa de sucata seja procedida, é necessário que o veículo esteja com todos os seus débitos estaduais quitados, como as eventuais multas e o IPVA, em caso de obrigatoriedade. Caso conste alguma pendência financeira junto à Secretaria da Fazenda, o automóvel não poderá seguir com o pedido de baixa permanente.Vale destacar também que o pedido de baixa de sucata não poderá ser realizado nos casos em que o veículo possua algum bloqueio judicial, como nos casos de penhora de bens em ações de cobrança, bem como nas situações em que houver gravame, comum nos casos de alienação fiduciária.

Quer saber mais sobre a baixa de sucata?

Uma das formas mais simples e eficientes de garantir que procedimento de baixa de sucata seja realizado de maneira rápida, é contando com o auxílio de profissionais, capazes de prontamente avaliar todas as condições e informações sobre o veículo e assim, proceder com a solicitação. Para saber mais, entre em contato com a TECDESP DESPACHANTE.