Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

O certificado de registro e licenciamento de veículo é um documento de posse obrigatória, responsável por conter todas as informações do veículo como placa, modelo, ano, cor, entre outros, além de informar sobre os dados do atual proprietário. Por esse motivo, o certificado de registro e licenciamento de veículo é indispensável para fazer transferências e vendas do automóvel, visto que deve ser atualizado sempre que for concretizado algum processo de venda e o veículo precise ser passado para o nome do novo dono.

O que é certificado de registro e licenciamento de veículo?

O certificado de registro e licenciamento de veículo são documentos diferentes, porém de porte obrigatório, e que permitem a circulação dos veículos. De acordo com o código de trânsito brasileiro (CTB), o licenciamento deve ser expedido anualmente ao veículo, no modelo certo e com especificações exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Já o certificado de registro, é um documento que não tem prazo de validade, e é expedido apenas uma vez, em casos específicos de mudança de residência, mudança de categoria, entre outros.

No licenciamento do veículo, estarão todas as informações e características do veículo, como número do chassi e da placa, o tipo de combustível, ano, modelo e cor. Além disso, ele deve ser alterado sempre que o proprietário do veículo for realizar alguma modificação, como na cor da lataria. Caso o documento não for atualizado, o proprietário deve responder junto ao órgão público de trânsito.

É importante reforçar que o porte desses documentos é obrigatório, porém se no momento da fiscalização o motorista não estiver portando os documentos físicos, mas conseguir apresentar uma versão digital, eles serão aceitos.

Diferença entre certificado de registro e licenciamento de veículo

O CRV (certificado de registro veicular) pode ser confundido com o licenciamento (CRLV), pois ambos são um pouco parecidos, porém possuem suas características únicas.

Confira a seguir:

  • Certificado de registro: É um documento que contém todas as informações e condições de integridade até a adulteração de características. Ele deve ser expedido no momento em que o automóvel é registrado junto ao DETRAN. A sua emissão é obrigatória em casos de transferência de propriedade, quando houver alguma mudança na característica ou quando o motorista pretender trocar de categoria;
  • Certificado de licenciamento: A primeira emissão do licenciamento anual é feita juntamente com o registro veicular. Depois disso, ele passa a ser emitido todo ano após a realização do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Como emitir o CRV e CRLV?

Ambos documentos são emitidos automaticamente pelo órgão público de trânsito assim que o motorista adquirir seu veículo, porém, em casos de perda ou roubo dessas documentações, o proprietário do automóvel consegue obter esses documentos de forma online, diretamente pelo site do DETRAN.

Para que isso seja possível, basta que ele pesquise na plataforma e encontre a informação aba com o serviço disponível, assim ele já consegue emitir automaticamente o documento via PDF.

É possível também emitir seu documento físico diretamente em um posto do DETRAN ou em uma empresa despachante. Basta que vá ao local e informe o motivo da perda para que eles consigam emitir outro.

Onde obter o certificado de registro e licenciamento de veículo?

Para adquirir suas documentações sem burocracia e de maneira rápida, você pode contar com a TECDESP DESPACHANTE, uma empresa que atua desde 1996 e que tem como objetivo principal oferecer serviços com qualidade, no que diz respeito a assessoria de documentos e processos junto aos DETRANS.

Aproveite para entrar em contato e fale com os especialistas!

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp