(11)

(11)

(11)

Documento Veículo

Gostou? compartilhe!

O documento veículo não só é obrigatório para todos os automóveis, como também essencial para assegurar diversos direitos e procedimentos relacionados o bem. Obviamente, a principal função desse documento é garantir a titularidade do veículo, para os mais variados fins, como em eventuais fiscalizações ou mesmo nos procedimentos de compra e venda. Além disso, documento é essencial para comprovar as condições do carro com relação às suas obrigações. Conheça as principais:

  • Pagamento dos impostos devidos: IPVA e seguro DPVAT;
  • Renovação do licenciamento;
  • Demais obrigações acessórias, a exemplo da inspeção veicular.

Por esses motivos, são dois os documentos mais importantes para os automóveis de todos os estilos e portes, são eles o CRV e CLRV, Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, respectivamente. Ambos são fundamentais, sendo o primeiro responsável pela comprovação de propriedade do automóvel, usado inclusive no momento de transferência e o segundo documento veículo, comprova o cumprimento das obrigações. Em todos os exemplos, o documento veículo é emitido pelo departamento de trânsito local, com a necessidade de cumprimento de algumas exigências que variam a cada caso, pois são necessários modos de emissão distintos para uma transferência de propriedade do automóvel, primeiro registro do veículo novo ou no caso de emissão de segunda via, nas situações de roubo, furto, extravio, rasura ou outro dano.

Precisando da emissão do documento veículo?

Vale destacar que, toda a emissão do documento veículo possui prazo de validade e sua renovação está condicionada às obrigações já citadas. Em todos os procedimentos, contar com a ajuda profissional é sempre a melhor opção. Entre em contato com TECDESP DESPACHANTE e saiba mais.