Regularização de Motor

A regularização de motor é obrigatória para todos os veículos que tiveram o seu motor original substituído ou, nos casos comuns de furto ou roubo, em que a numeração é adulterada. Nessas situações, o registro junto ao DETRAN e sua respectiva adequação do documento são necessários e evitam diversos problemas ao proprietário do automóvel que, dependendo de cada caso, a não regularização pode resultar nos seguintes problemas:

  • Multa pecuniária, em caso de flagrante feito pelo agente de trânsito;
  • Autuação e pontos na carteira de habilitação e, dependendo da situação da CNH, sua suspensão;
  • Apreensão do veículo.

Nem todas as pessoas têm conhecimento, mas a falta de regularização de motor junto ao órgão competente também dificulta a contratação ou renovação do contrato de seguro particular do bem. Isso porque, antes da concretização da contratação da prestação de serviço, o veículo é submetido a uma minuciosa vistoria e, identificada a irregularidade do motor, provavelmente o seguro não será efetivado. O mais importante para que a regularização de motor seja realizada é o pagamento de todas as eventuais pendências relacionadas ao veículo, como as taxas, multas contraídas pelo proprietário e as demais obrigações inerentes ao automóvel, a exemplo do seguro DPVAT e o IPVA. O modo de regularização, no entanto, varia conforme cada situação, que demanda documentos e requerimentos específicos, mas sempre direcionado do DETRAN local.

Precisando realizar a regularização de motor?

Além de ser um procedimento importante para evitar prejuízos e penalizações aos proprietários dos veículos, a regularização de motor tem como função combater a comercialização clandestina de peças automotivas roubadas. Para saber mais, entre em contato com a TECDESP DESPACHANTE.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp